Como a Unesco declarou Machu Picchu como Patrimônio da Humanidade. Machu Picchu recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano, de acordo com os registros anteriores à pandemia.
Para a maioria dos viajantes, Machu Picchu está em sua lista de lugares imperdíveis, porém, devido às inúmeras agências de viagem, operadoras de turismo e opções de como chegar a Machu Picchu, planejar sua viagem pode ser uma dor de cabeça.
Uma das principais perguntas que muitos viajantes fazem é: Como chegar a Machu Picchu?
Há duas maneiras populares de chegar a Machu Picchu: a primeira é de trem e a segunda é por meio de trekking. Aqui está a diferença entre as três maneiras mais populares e bonitas que o levarão a Machu Picchu. 1 – Trilha Inca, 2 – Trilha Lares, 3 – Trilha Salkantay.
Trilha Inca de 4 dias e Trilha Inca de 2 dias
A Trilha Inca Clássica de 4 dias para Machu Picchu é, de longe, a opção mais popular e procurada. Essa trilha é rica em história durante sua caminhada total de 45 km, que passa por diferentes tipos de geografia, desde o vale sagrado, passando por altas montanhas até florestas nubladas.
Os 70% originais dessa trilha ainda são mantidos desde a época dos incas, onde os viajantes experimentam os passos dados pelos incas.
Ao longo da trilha de 4 dias, visitamos alguns sítios arqueológicos impressionantes, como Runcu Raccay, Sayacmarca, Phuyupatamarca, dos quais o mais popular é Winay Wayna, localizado a 2.680 metros acima do nível do mar, construído em uma encosta com terraços agrícolas, locais religiosos e setor habitacional. No último dia da trilha, os viajantes entram na cidadela inca de Machu Picchu pelo famoso Portão do Sol (Inti Punku), depois de passarem 3 dias em acampamentos.
Há também a opção de uma excursão de 2 dias. Diferentemente da excursão de 4 dias, nessa excursão você passa a noite em um hotel na cidade de Aguas Calientes, também visita lugares impressionantes como Winay Wayna e a entrada é pelo famoso Portão do Sol (Inti Punku).
O Inti Punku ou Portão do Sol foi usado durante a época inca como o principal acesso e ponto de controle para as pessoas que viajavam para Machu Picchu.
A rota da Trilha Inca tem regulamentos muito rigorosos para preservar e conservar a flora e a fauna do local. É por isso que apenas 500 pessoas podem entrar por dia. Por esse motivo, se estiver planejando fazer esse passeio, será necessário reservar sua viagem com pelo menos 6 meses de antecedência.
As reservas feitas não são alteráveis e não podem ser transferidas para outras pessoas. Nossa logística será transportada por carregadores, pois cavalos não são permitidos nessa rota.
Trilha Salkantay para Machu Picchu
É considerada uma das melhores alternativas para a Trilha Inca Clássica e também uma das mais desafiadoras.
A Trilha Salkantay é realmente um sonho para os amantes da natureza, pois essa rota passa por uma das mais importantes montanhas sagradas (Apus) da região de Cusco.
A caminhada começa em Soraypampa, a 3.900 m acima do nível do mar, inclui uma visita ao famoso lago glacial de Humantay, com suas águas cristalinas azul-turquesa, e passa muito perto da Salkantay, coberta de neve, a 4.620 m acima do nível do mar. Como resultado dos diferentes níveis altitudinais, os visitantes poderão apreciar diferentes microclimas, incluindo desde a puna até a floresta nublada. A flora e a fauna também são diferentes em cada nível de altitude.
A distância total de caminhada é de 65 km, e essa rota não é tão rigorosa quanto a Trilha Inca, os viajantes podem reservar sem muitas preocupações, os acampamentos com a Do Adventures sempre estarão o mais distante possível dos outros grupos para oferecer uma experiência única, a última noite será em um hotel na cidade de Aguas Calientes.
Nessa rota, toda a nossa logística será realizada por cavalos. Também incluímos um cavalo de emergência em caso de fadiga extrema ou lesão.
Lares Trek para Machu Picchu
O Lares Trek é mais conhecido como a rota dos tecelões e oferece uma combinação perfeita de paisagens naturais e imersão cultural nos vilarejos a serem visitados durante a caminhada.
Essa trilha está localizada ao longo do Vale de Lares, com uma distância total de 33 km, passando por um dos pitorescos vilarejos andinos, lagos e pela Montanha Condor, a aproximadamente 4650 m acima do nível do mar.
A Trilha de Lares é considerada mais acessível do que as duas trilhas anteriores, primeiramente por causa da distância e porque não tem regulamentos rígidos, essa é realmente uma caminhada ideal para aqueles que gostam de descobrir lugares fora do comum.
Durante a caminhada, você também visitará famílias locais para interagir com elas em seu dia a dia, visitará a escola básica, para a qual sugerimos que você leve brinquedos para as crianças e alguns alimentos para as famílias locais.
Com os detalhes mais destacados de cada rota, recomendamos que você reserve a mais adequada de acordo com suas preferências.